segunda-feira, 21 de novembro de 2011

NATUREZA MALUCA

Que natureza maluca!
nela há bichos de montão.
Voce acha uns bonitos outros não,
Uns como a gente, vivem de dia,
Outros à noite começam a folia,
Enquanto uns gostam de muito calor,
Outros não precisma de ventilador,
Uns se parecem com a gente,
Outros são bem diferentes,
Certos bichos são um encanto,
Já outros, perigosos, nem tanto,
Mas você que é bicho também,
Pode ser amigo de mais de cem.
                                        ( Martins Fontes, 1998)

3 comentários:

  1. "É mais fácil trazer um touro brabo para o mourão do que um ignorante para a razão". Enquanto a Natureza não se libertar das ações dos ignorantes e ambiciosos não terá tempo para sorrir.
    "Nós não somos culpados pelo mundo que encontramos, mais sim, pelo mundo que deixaremos". Temos urgentemente que mudar este perfil de concepção. Não é possível que em pleno século XXI, ainda permaneçam idéias de épocas passadas e obsoletas. A natureza tem capacidade e recursos para sustentar toda a humanidade. Então vamos conservá-la ou destruí-la? Faça sua parte e convença alguém para lhe ajudar. Que Deus nos conscientizem.

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Rosângela, eu tenho um filho que se chama João Paulo e por sua vez gosta muito e defende a Natureza. Permita-me relatar algumas histórias relacionadas a ele. Como técnico agropecuário e recentemente formado em história; esse jovem se apaixonou por abelhas nativas e logo construiu um Meliponário e um Apiário nas terras do avô materno. A partir daí é que começou a labuta e ao mesmo tempo foi conscientizando o avô a mudar seus hábitos de homem do campo. É que na verdade seu avô gostava muito de caçar com espingarda e atirava em tudo que via pela frente principalmente em cobras, gavião, sariema, peba, passarinhos..., Em frente à casa do sítio tem bastante árvores e devido a essa atitude não encostava nenhum pássaro naquelas árvores tão bonitas e frondosas. Foi aí que João Paulo começou a mudar a consciência do avô. Disse: vô o senhor gosta do cantar dos passarinhos? gosto meu filho! então aposente sua espingarda e passemos a colocar comidas para eles nas árvores que rodeiam a sua casa. E assim ficou combinado. Meses depois, a passarinhada se hospedaram nas árvores e hoje não se atira nem de baladeira "estilingue". E assim o velho avô de 90 anos conseguiu conviver e admirar o cantar dos pássaros bem pertinho dele. Ao meio dia ele coloca a cadeira no alpendre da casa e fica observando os movimentos que fazem os pássaros entre os galhos e folhas. É galo de campina, golinha "colerinha", sabiá, concriz, chama lagarta, azulão, salta toco, tiu-tiu, rolinha, bentivi, e tantos outros numa demonstração de que é possível conviver com a natureza de forma harmoniosa e feliz. Existe um ditado "adágio" muito comum na nossa região que diz "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura" e assim João Paulo conseguiu mudar a mentalidade do avô libertando-o dessa ignorância que perdurou por muito tempo em sua mente.
    Olha Rosângela, você precisa ver o João Paulo cuidando das abelhas sem ferrão. É um cuidado tão grande com o bem está de cada uma que é de admirar. E a paciência nem se fala, parece até que está no céu quando cuida delas.
    Quando João Paulo me falou que você tinha postado um comentário no blog dele, eu passei a visualizar suas matérias que me atraíram bastante e com isso gostaria se possível você me adicionar no facebook para trocarmos mais experiências já que somos de regiões diferentes. Caso você queira acessar o meu facebook é só colocar “Paulo Evangelista” a foto do meu perfil aparece “Eu de camisa vermelha junto a minha esposa que está de blusa amarela” tente para nos conhecer melhor.
    Deus esteja conosco para sempre.

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulo,
    muito interessante o que teu filho fez, mas tbm muito difícil, mudar a idéia de alguem sobre algo...
    Sobre o facebook, ainda não tenho, quando tiver te adiciono,
    muito obrigada pelo comentário
    abraços, amigo,
    Rosangela

    ResponderExcluir